Quantas vezes você já ouviu alguém dizer "vender de porta em porta é fácil"? Provavelmente, essa pessoa nunca fez isso na vida. Vender de porta em porta é uma habilidade que requer persistência, paciência e dedicação. Mas, se você está disposto a colocar essas qualidades à prova, vender de porta em porta pode se tornar uma excelente forma de ganhar dinheiro.
A arte de vender, poucos possuem. Mas isso não significa que seja impossível aprender. Existem diversas técnicas que podem ser adotadas para aumentar as vendas porta a porta. Algumas são simples, outras um pouco mais complexas. Neste artigo, iremos listar 20 dicas extraídas do livro Como Vender de Porta em Porta, para ajudá-lo(a) a começar a vender de porta em porta ou ampliar os seus resultados, ainda essa semana:
1 - Planeje seu tempo
Antes de sair para as ruas, defina um cronograma para si mesmo, de modo que você saiba quanto tempo pode dedicar a cada cliente, quantas horas trabalhará por semana. Isso ajudará a evitar que você se estresse ou se canse durante o dia, sendo ainda mais produtivo. Depois anote quanto está valendo o seu tempo, ou seja: qual o seu lucro por hora trabalhada. Suas metas devem estar ligadas à maior valorização de seu tempo a cada mês, produzindo mais em menos tempo.
2 - Conheça o seu público-alvo
A primeira e mais importante dica para o vendedor porta a porta é conhecer o seu público-alvo. Saiba quem são as pessoas que você quer atingir com as suas ofertas. Conheça as suas características, os seus interesses e os seus problemas. Dessa forma, você será capaz de criar ofertas personalizadas e que atendam às expectativas do seu público.
3 - Saiba o que está vendendo
Para vender de porta em porta, é importante conhecer o produto que está vendendo. Saiba tudo sobre o seu produto, detalhes e características. Dessa forma você estará preparado para responder às perguntas dos clientes e evitar constrangimentos. Conheça principalmente os benefícios de seu produto ou serviço, os problemas que podem resolver para que saiba mostrar soluções eficientes, garantindo que sua abordagem e argumentação resulte em mais vendas porta a porta, todo dia.
4 - Seja persistente
A venda porta a porta não é tarefa fácil. Você precisa ser persistente e ter paciência para lidar com os clientes. Anote ações bem-sucedidas e observe os erros que cometeu cada vez que o cliente recusou a sua oferta, assim você se torna melhor a cada dia.
5 - Demonstre confiança
Quando estiver falando com os clientes, demonstre confiança na sua opinião. Isso ajudará a convencê-los a comprar o seu produto. O cliente não se sentirá seguro em tomar uma decisão de compra se você mesmo não tiver plena convicção que o seu produto ou serviço é a melhor solução para ele, naquela ocasião. Sua confiança vale ouro na venda porta a porta.
6 - Mantenha o foco
É importante manter o foco em vendas enquanto está na rua. Não deixe que distrações como conversas com outras pessoas ou o uso do celular tirem a sua atenção, lembre-se que seu tempo é valioso, se você mesmo não valorizar o seu tempo, como espera que as pessoas lhe valorizem pelo que você faz?
7 - Seja cortês
A cortesia é uma das coisas mais importantes a se ter em mente quando estiver vendendo de porta em porta. Lembre-se de agradecer aos clientes pela atenção e pelas informações prestadas. Seja cortês e educado.
8 - Tenha um cartão de visitas e crie um folheto
Tenha sempre um cartão de visitas em mãos para deixar com os clientes. Isso ajudará a manter o contato com eles e a lembrá-los do seu produto. Em alguns casos os clientes irão procurar você quando precisarem daquele produto ou serviço que você representa.
Além do cartão de visitas, é importante criar um folheto informativo sobre o seu produto. Esse folheto deve incluir informações sobre o preço, a quantidade, as características e as qualidades do produto.
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9 - Torne-se um especialista
Para ter sucesso na venda porta a porta, é importante se tornar um especialista no seu produto. Quanto melhor você conhecer o que você faz, mais fácil será vender para os clientes. Aqui na Editora UNISV você encontra o mais completo manual de vendas porta a porta do mundo, o Livro Como Vender de Porta em Porta irá transformar você em um especialista nesse negócio. O autor do Livro, tem também um blog sobre o tema e um canal no Youtube que é o maior canal do mundo em vendas porta a porta. Não deixe de conferir.
10 - Pratique
A prática faz o sucesso de qualquer negócio. Antes de sair para as ruas, treine vendendo para os amigos e familiares. Faça sua oferta para você mesmo, fale olhando no espelho, isso lhe dará mais confiança para lidar com os clientes reais no dia a dia das vendas de porta em porta.
11 - Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes
Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes. Aqueles que já compraram uma vez de você, poderão comprar sempre e indicar outros clientes. Comunique-se com eles constantemente, seja por e-mail, telefone ou redes sociais. Responda todas as perguntas e dúvidas que eles tiverem. Seja atencioso e prestativo. Isso vai fazer com que os clientes se sintam importantes e valorizados, o que os fará gostar não apenas de seu produto, mas principalmente gostarem de você.
12 - Crie uma boa estratégia de marketing
Crie uma boa estratégia de marketing. Faça um bom planejamento, divulgue os seus produtos e serviços de forma eficiente e crie campanhas de marketing que atraiam a atenção do seu público-alvo. Assim, quando for fazer a venda de porta em porta, você será mais bem recebido(a) e, quem sabe, até mesmo aguardado pelo seu cliente.
13 - Ofereça produtos e serviços de qualidade
Ofereça produtos e serviços de qualidade. A qualidade é um dos principais diferenciais de um negócio. As pessoas valorizam muito produtos e serviços de qualidade. Por isso, antes de sair com suas vendas de porta em porta, pergunte a si mesmo se compraria seu produto ou serviço. Aposte na qualidade e não no preço. É um diferencial competitivo que vai fazer a diferença no mercado.
14 - Seja criativo
Seja criativo. Crie ofertas diferenciadas, faça promoções interessantes, seja original. As pessoas gostam de coisas diferentes e inovadoras. Por isso, é importante que você sempre esteja buscando essas inovações.
15 - Tenha uma boa comunicação, seja claro.
Na venda porta a porta, saber como dizer é muitas vezes mais importante do que saber o que dizer. Claro que você precisa desenvolver uma boa oferta, mas deve saber também como apresentá-la aos seus possíveis clientes. As pessoas valorizam muito uma boa comunicação. Por isso, é importante que você desenvolva sua capacidade de expressão verbal. Faça cursos de oratória e de comunicação, observe os bons comunicadores que você gosta e aprenda com eles. Leia livros sobre o assunto. Aqui na Editora UNISV você encontra uma grande ferramenta, o livro Fale Bem Agora ou Cale-se para Sempre, do renomado especialista em comunicação, Anderson Veloso. Com esse livro você estará pronto para ser um comunicador de sucesso, aumentando as vendas de porta em porta de forma considerável.
16 - Seja transparente
Seja transparente. As pessoas valorizam muito a transparência. Informe sempre os preços e as condições de pagamento dos seus produtos e serviços. Não esconda nada dos seus clientes. Sucesso em vendas é a capacidade de vender várias vezes para o mesmo cliente, fazendo com que ele fale bem de seus produtos e serviços. Isso só é possível com sinceridade e transparência.
17 - Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores
Mantenha um bom relacionamento com os fornecedores. Procure sempre estabelecer parcerias duradouras com eles e ofereça sempre os melhores preços. Isso vai fazer com que os fornecedores se tornem fiéis e ofereçam sempre os melhores preços.
18 - Preste atenção nos concorrentes
Preste atenção nos concorrentes. Analise as estratégias que eles estão adotando e aprenda com elas. Pergunte o que você pode fazer com vendas de porta em porta, que os seus concorrentes não poderão fazer. Adote diferenciais. Também fique atento às mudanças que o mercado está sofrendo e adapte a sua estratégia de acordo com elas.
19 - Mantenha-se atualizado
Mantenha-se atualizado. Saiba sempre as novidades do seu mercado de atuação e esteja preparado para oferecer os melhores produtos e serviços. Conheça as novas demandas e possíveis oportunidades que o mercado pode oferecer. Estude o mercado. Saiba quais são as tendências e como o seu mercado de atuação está se comportando. Essa análise é importante para a tomada de decisões estratégicas.
20 - Mantenha-se focado
Mantenha-se focado. Defina metas e objetivos e esteja sempre buscando alcançá-los. Isso vai ajudá-lo a manter o foco naquelas tarefas que são importantes para o sucesso do seu negócio.
Esperamos que essas dicas façam a diferença em sua vida e em sua carreira com venda porta a porta
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