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Terezinha Lourenço de Amorim Bastos

O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM

THE USE OF DIGITAL TOOLS AND THEIR INFLUENCE ON THE TEACHING-LEARNING PROCESS





Como citar esse artigo:


BASTOS, Terezinha Lourenço de Amorim; SILVA, Vanessa Suzane dos Santos; SILVA, Gilmarcones Ferreira da. O uso de ferramentas digitais e sua influência no processo de ensino – aprendizagem. Revista QUALYACADEMICS. Editora UNISV; v. 2, n. 2, 2024; p. 536-546. ISSN: 2965-9760 | DOI: doi.org/10.59283/unisv.v2n2.032



Autores:


Terezinha Lourenço de Amorim Bastos

Graduação Licenciatura plena em pedagogia pela Faculdade UNINTER. Pós-graduação em Alfabetização e letramento faculdade UNINTER. - Contato:terezinhaamorim340@gmail.com


Vanessa Suzane dos Santos Silva

Graduação Licenciatura em pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Bras_ FACIBRA. Pós-graduação em alfabetização e letramento na educação infantil (AeD) pela Faculdade BOOKPLAY. – Contato: vanessasuzane2018@gmail


Gilmarcones Ferreira da Silva

Graduação Licenciatura em pedagogia peça Faculdade Unopar. – Contato: E-mail: gilmarconess123@gmail.com

 

RESUMO

 

Este estudo investigou o impacto do uso do Moodle e do Google Classroom no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo geral de analisar a influência dessas ferramentas digitais na educação. Os objetivos específicos foram: (1) investigar os benefícios e desafios do uso dessas plataformas; (2) explorar melhores práticas para sua integração no currículo escolar; (3) identificar estratégias de formação de professores; e (4) analisar o impacto das ferramentas digitais na motivação e engajamento dos alunos. A justificativa para este estudo reside na necessidade de compreender o papel das ferramentas digitais na modernização do ensino e na busca por práticas educacionais mais eficazes e significativas. Diante do cenário atual de rápida evolução tecnológica, é crucial explorar o potencial dessas plataformas para promover uma educação de qualidade e acessível a todos os alunos. A metodologia adotada envolveu uma revisão sistemática da literatura disponível sobre o tema, incluindo artigos científicos, relatórios educacionais e estudos de caso. A análise dos resultados obtidos revelou uma série de benefícios associados ao uso do Moodle e do Google Classroom, como o aumento do engajamento dos alunos, a facilitação da personalização do ensino e a ampliação do acesso a recursos educacionais. No entanto, também foram identificados desafios, como a necessidade de capacitação dos professores e questões relacionadas à infraestrutura tecnológica das escolas. Como resultado, foi possível formular algumas hipóteses para investigações futuras, como a relação entre a capacitação dos professores e a eficácia do ensino online, e o impacto da infraestrutura tecnológica das escolas na adoção dessas plataformas. Essas conclusões destacam a importância de investir na formação contínua dos educadores e na melhoria da infraestrutura tecnológica das escolas para maximizar o potencial das ferramentas digitais na educação.

 

Palavras-Chave: Capacitação de professores; Educação digital; Engajamento dos alunos; Recursos digitais. 


 

ABSTRACT

 

This study investigated the impact of using Moodle and Google Classroom on the teaching-learning process, with the general objective of analyzing the influence of these digital tools on education. The specific objectives were: (1) to investigate the benefits and challenges of using these platforms; (2) to explore best practices for their integration into the school curriculum; (3) to identify teacher training strategies; and (4) to analyze the impact of digital tools on student motivation and engagement. The justification for this study lies in the need to understand the role of digital tools in modernizing teaching and in the search for more effective and meaningful educational practices. Given the current scenario of rapid technological evolution, it is crucial to explore the potential of these platforms to promote quality education accessible to all students. The methodology adopted involved a systematic review of the available literature on the subject, including scientific articles, educational reports, and case studies. The analysis of the results revealed a series of benefits associated with the use of Moodle and Google Classroom, such as increased student engagement, facilitation of personalized teaching, and expanded access to educational resources. However, challenges were also identified, such as the need for teacher training and issues related to the technological infrastructure of schools. As a result, it was possible to formulate some hypotheses for future investigations, such as the relationship between teacher training and the effectiveness of online teaching, and the impact of the technological infrastructure of schools on the adoption of these platforms. These conclusions highlight the importance of investing in the continuous training of educators and improving the technological infrastructure of schools to maximize the potential of digital tools in education.

 

Keywords: Teacher Training; Digital Education; Student Engagement; Digital Resources.

 

 

1. INTRODUÇÃO

 

A inserção cada vez mais intensa das ferramentas digitais no ambiente educacional tem suscitado debates e reflexões sobre seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é imperativo compreendermos não apenas a extensão dessa influência, mas também como otimizar seu uso para promover uma educação de qualidade e alinhada às demandas do século XXI.

O papel da escola segundo Alonso (1983, p.146):


O compromisso da escola atual é essencialmente com os valores definidos a partir do desenvolvimento científico e tecnológico presente, os quais questionam a validade de formulações menos práticas, ainda que mais comprometidas com a natureza essencial do homem. O que se requer nesta sociedade é basicamente o indivíduo apto a enfrentar situações as mais variadas, imprevisíveis, para as quais deve dispor de uma flexibilidade tal que lhe permita efetuar respostas rápidas já que é impossível tê-las prontas. A fim de se encaminhar para um objetivo dessa ordem, a escola atual precisa rever toda a sua estrutura, todo o seu sistema de trabalho e mesmo os papéis definidos tradicionalmente (ALONSO, 1983, p. 146).

 

Neste contexto, este estudo se propõe a investigar de que forma as ferramentas digitais influenciam o processo de ensino-aprendizagem, visando contribuir para a melhoria contínua da prática pedagógica.


Por meio de uma análise criteriosa e embasada, almejamos não apenas entender os efeitos dessas tecnologias, mas também identificar estratégias eficazes para potencializar seu impacto positivo na educação. Ao analisar a influência das ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem, considerando sua aplicação em diferentes contextos educacionais.


Como parte integrante do cenário educacional contemporâneo, abrangem uma ampla gama de recursos tecnológicos projetados para facilitar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Essas ferramentas englobam desde softwares e aplicativos específicos até plataformas online e dispositivos interativos, cada qual com seu propósito e potencial de impacto na educação.


Dentre as ferramentas digitais mais comuns estão os ambientes virtuais de aprendizagem, como o Moodle e o Google Classroom, que permitem aos professores disponibilizar materiais didáticos, criar atividades interativas, conduzir avaliações e promover a interação entre alunos e professores de forma remota.


Além disso, plataformas de videoconferência, como Zoom e Microsoft Teams, têm sido amplamente utilizadas para a realização de aulas online em tempo real, possibilitando a interação síncrona entre os participantes.


Como menciona Barbosa, (2018, p.12) sobre o papel do professor:


Então, o papel atual do professor em sala de aula é de um mediador atuante que norteia o conhecimento em suas aulas, direcionando por meio de metodologias sejam elas tradicionais, mas que se associem a novas metodologias com a utilização de ferramentas digitais e on-line, a fim de promover a construção do conhecimento em sala de aula, utilizando essa atual linguagem que já é vivenciada pela clientela escolar. Portanto, estabelecer conexões entre o tradicional e o atual, faz com que se perceba uma necessidade constante de conquista de indivíduos, para que se produza novos conhecimentos com base nesses conhecimentos que já se tornaram indispensáveis, inserindo dentro desse modelo de ensino tradicional para o ensino híbrido hoje nas escolas.

 

No contexto da personalização do ensino, destacam-se as ferramentas de aprendizagem adaptativa, que utilizam algoritmos para ajustar o conteúdo e o ritmo de aprendizagem de acordo com as necessidades individuais de cada aluno. Essas ferramentas oferecem feedback instantâneo e personalizado, auxiliando no processo de autoaprendizagem e no desenvolvimento de habilidades específicas.


Além disso, as tecnologias de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) têm ganhado destaque na educação, proporcionando experiências imersivas e contextualizadas que ampliam as possibilidades de aprendizagem. Por meio de simulações e ambientes virtuais, os alunos podem explorar conceitos complexos de forma prática e interativa, tornando o aprendizado mais envolvente e memorável.


No entanto, é importante ressaltar que o uso eficaz das ferramentas digitais requer não apenas acesso à tecnologia, mas também capacitação dos professores para integrá-las de forma pedagogicamente relevante em suas práticas de ensino. A formação continuada e o desenvolvimento de competências digitais são fundamentais para que os educadores possam explorar todo o potencial dessas ferramentas e promover uma educação mais dinâmica e inovadora.


Os recursos digitais representam uma poderosa aliada no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo novas possibilidades de interação, colaboração e personalização da educação. No entanto, seu sucesso depende não apenas da disponibilidade de tecnologia, mas também do planejamento cuidadoso e da capacitação dos profissionais da educação para utilizá-las de forma eficaz e significativa.


Para alcançar esse propósito, delineamos os seguintes pontos: Investigar os benefícios e desafios do uso de ferramentas digitais na sala de aula; explorar as melhores práticas para a integração dessas tecnologias no currículo escolar; Identificar estratégias de formação de professores para o efetivo uso das ferramentas digitais; e analisar o impacto das ferramentas digitais na motivação e no engajamento dos alunos.


Como as ferramentas digitais podem ser otimizadas para promover um ensino mais eficaz e significativo, considerando os benefícios, desafios e melhores práticas para sua integração no contexto educacional?

 

2. POTENCIALIZANDO O IMPACTO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: ESTRATÉGIAS PARA UM ENSINO EFICAZ E SIGNIFICATIVO

 

Nos últimos anos, temos testemunhado uma rápida transformação no campo da educação, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela crescente integração das ferramentas digitais no ambiente escolar.


Essa mudança tem levantado questões importantes sobre o impacto dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e sobre como podemos aproveitar ao máximo seu potencial para promover uma educação de qualidade e relevante para os alunos do século XXI.


Reside na necessidade premente de compreendermos não apenas os benefícios das ferramentas digitais na educação, mas também os desafios e as melhores práticas para sua implementação eficaz.


Em um mundo cada vez mais conectado e digital, é fundamental que a escola acompanhe essa evolução e explore as oportunidades proporcionadas pelas tecnologias emergentes para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.

Nesse contexto, surge a questão problema: como as ferramentas digitais podem ser otimizadas para promover um ensino mais eficaz e significativo, considerando os benefícios, desafios e melhores práticas para sua integração no contexto educacional?


Essa pergunta nos leva a refletir sobre a necessidade de desenvolver estratégias e abordagens inovadoras para aproveitar ao máximo o potencial das ferramentas digitais na educação, levando em consideração as características e necessidades específicas de cada contexto escolar.


Uma análise aprofundada dessa questão requer a consideração de diversos aspectos, começando pelos benefícios que as ferramentas digitais podem oferecer no processo de ensino-aprendizagem.


 Estudos têm demonstrado que essas tecnologias podem aumentar o engajamento dos alunos, facilitar a personalização do ensino e promover uma aprendizagem mais ativa e colaborativa.


Além disso, as ferramentas digitais podem proporcionar acesso a recursos educacionais e informações de qualidade, ampliando as oportunidades de aprendizagem para alunos de diferentes origens e contextos socioeconômicos. Para Vygotsky, a ideia de aprendizado inclui a interdependência dos indivíduos envolvidos no processo. O termo que ele utiliza [...] significa algo como processo de ‘ensino-aprendizagem’, incluindo sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas (OLIVEIRA, 1993, p. 56).


No entanto, o uso eficaz das ferramentas digitais também enfrenta uma série de desafios e limitações que precisam ser considerados. Questões como a falta de acesso à tecnologia, a desigualdade no uso e na capacitação dos professores e a segurança e privacidade dos dados dos alunos são apenas algumas das preocupações que precisam ser abordadas.


Além disso, é importante reconhecer que nem todas as ferramentas digitais são igualmente eficazes e que sua implementação bem-sucedida requer um planejamento cuidadoso e uma abordagem centrada no aluno.

Diante desse cenário, torna-se claro que a otimização do impacto das ferramentas digitais na educação requer a adoção de estratégias e práticas baseadas em evidências.


Isso inclui o desenvolvimento de políticas e programas de formação de professores que capacitam os educadores a integrar de forma eficaz as ferramentas digitais em suas práticas de ensino, bem como a avaliação regular do uso dessas tecnologias para identificar áreas de melhoria e inovação.


As ferramentas digitais têm o potencial de revolucionar a educação e proporcionar experiências de aprendizagem mais ricas e significativas para os alunos. No entanto, para que isso aconteça, é essencial que exploremos de forma crítica e reflexiva o papel dessas tecnologias na educação e que desenvolvamos estratégias e abordagens que maximizem seu impacto positivo no processo de ensino-aprendizagem.


Através de um compromisso contínuo com a inovação e a excelência educacional, podemos garantir que as ferramentas digitais sejam verdadeiramente aproveitadas para promover uma educação de qualidade para todos.


O Moodle e o Google Classroom são plataformas de ensino virtual que têm desempenhado um papel significativo na modernização e digitalização do ambiente educacional. Ambas oferecem aos professores a capacidade de disponibilizar materiais didáticos, como textos, vídeos, apresentações e links para recursos online, de forma organizada e acessível aos alunos.


Uma das principais vantagens dessas plataformas é a sua praticidade e facilidade de uso. Com interfaces intuitivas e recursos bem estruturados, os professores podem criar e gerenciar suas salas de aula virtuais de maneira eficiente, economizando tempo e esforço na preparação e distribuição de materiais didáticos. Além disso, tanto o Moodle quanto o Google Classroom permitem a interação entre professores e alunos, possibilitando o envio de mensagens, a realização de discussões e a entrega de atividades de forma online.


Outro aspecto positivo dessas plataformas é a sua flexibilidade e adaptabilidade às diferentes necessidades e contextos educacionais. Tanto o Moodle quanto o Google Classroom podem ser personalizados de acordo com as preferências e objetivos dos professores, permitindo a criação de atividades customizadas e a organização do conteúdo de acordo com a sequência didática desejada.


Além disso, essas plataformas são acessíveis a partir de dispositivos diversos, como computadores, tablets e smartphones, o que facilita o acesso dos alunos ao material didático em qualquer lugar e a qualquer hora.


No entanto, é importante reconhecer que o uso dessas plataformas também apresenta desafios e limitações que precisam ser considerados. Um dos principais desafios é a necessidade de capacitação dos professores para o uso efetivo dessas ferramentas.


Muitos educadores podem enfrentar dificuldades na familiarização com as funcionalidades do Moodle e do Google Classroom, o que pode prejudicar a sua utilização plena no ambiente escolar. Além disso, questões relacionadas à infraestrutura tecnológica, como acesso à internet e disponibilidade de dispositivos, podem representar obstáculos para o uso dessas plataformas em contextos com recursos limitados.


Diante desse cenário, é fundamental que as instituições de ensino invistam na formação e capacitação dos professores para o uso efetivo dos recursos digitais na educação com qualidade.


Isso inclui o desenvolvimento de programas de treinamento e suporte técnico, bem como a criação de políticas e diretrizes claras para a integração dessas plataformas no currículo escolar. Além disso, é importante que as escolas estejam atentas às necessidades específicas dos alunos, garantindo que todos tenham acesso igualitário ao material didático disponibilizado nessas plataformas.

Elas representam ferramentas poderosas para a modernização do ambiente educacional, oferecendo aos professores e alunos recursos e funcionalidades que facilitam o processo de ensino-aprendizagem.


No entanto, para que essas plataformas atinjam seu potencial máximo, é essencial que sejam acompanhadas por investimentos em capacitação, infraestrutura e suporte técnico, garantindo que possam ser utilizadas de forma eficaz e inclusiva em todos os contextos educacionais. O bom ensino depende de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da situação de aprendizagem diferente de como entrou. Ou seja, o ensino é um processo de condicionamento através do uso de reforço das respostas que se quer obter (LIBÂNEO, 1990, p. 30-31).


3. CONCLUSÃO


Após uma análise detalhada dos resultados da pesquisa bibliográfica sobre o uso do Moodle e do Google Classroom na educação, é possível constatar uma série de conclusões e insights relevantes que podem orientar futuras investigações e práticas educacionais.


Em primeiro lugar, os estudos revisados apontam para o potencial significativo dessas plataformas no contexto educacional. Tanto o Moodle quanto o Google Classroom têm sido amplamente utilizados por professores em todo o mundo para disponibilizar materiais didáticos, promover a interação entre alunos e professores e facilitar a entrega e correção de atividades.


Essas plataformas oferecem recursos e funcionalidades que contribuem para a modernização e digitalização do ensino, tornando-o mais dinâmico, acessível e personalizado.


No entanto, os resultados da pesquisa também destacam uma série de desafios e questões que precisam ser considerados. Um dos principais desafios é a necessidade de capacitação dos professores para o uso efetivo dessas ferramentas.


Muitos educadores enfrentam dificuldades na familiarização com as funcionalidades do Moodle e do Google Classroom e na integração dessas plataformas em suas práticas pedagógicas. Além disso, questões relacionadas à infraestrutura tecnológica, como acesso à internet e disponibilidade de dispositivos, podem representar obstáculos para o uso dessas plataformas em contextos com recursos limitados.


Com base nessas conclusões, é possível formular algumas hipóteses para futuras investigações. Uma hipótese é que a capacitação dos professores para o uso efetivo do Moodle e do Google Classroom está diretamente relacionada à qualidade e eficácia do ensino online. Outra hipótese é que a infraestrutura tecnológica das escolas tem um impacto significativo na adoção e utilização dessas plataformas, sendo necessário investir em recursos e suporte técnico para garantir seu sucesso.


Os resultados da pesquisa bibliográfica sobre o uso do Moodle e do Google Classroom na educação fornecem insights valiosos que podem orientar práticas educacionais e pesquisas futuras nessa área. Ao reconhecer os benefícios e desafios dessas plataformas e formular hipóteses para investigações adicionais, podemos avançar no desenvolvimento de estratégias eficazes para aproveitar ao máximo o potencial das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem.


Após conduzir uma pesquisa bibliográfica abrangente sobre o uso das ferramentas digitais na educação, além de considerar minhas próprias reflexões e experiências pessoais, algumas considerações adicionais se destacam.


Primeiramente, é evidente que tanto um recurso como o outro têm potencial para revolucionar o ambiente educacional, proporcionando aos educadores e alunos ferramentas poderosas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.


Como educador, percebo o valor dessas plataformas na criação de um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo, onde os alunos podem acessar materiais didáticos, participar de discussões e realizar atividades de forma interativa e personalizada, como frisa Piaget (1972, p. 52), “[...] formar a inteligência mais do que mobiliar a memória”.


No entanto, também reconheço os desafios enfrentados pelos professores na integração dessas ferramentas em suas práticas pedagógicas. A falta de capacitação e suporte técnico adequados pode dificultar o uso efetivo do Moodle e do Google Classroom, limitando seu potencial de impacto no ensino.

Além disso, as disparidades na infraestrutura tecnológica das escolas podem criar barreiras adicionais para a adoção e utilização dessas plataformas, especialmente em contextos com recursos limitados.


Diante dessas considerações, acredito que é fundamental investir na formação contínua dos professores para o uso efetivo do Moodle e do Google Classroom. Isso inclui o desenvolvimento de programas de treinamento e suporte técnico, bem como a criação de comunidades de prática onde os educadores possam compartilhar experiências e recursos.

 

4. RERÊNCIAS


ALONSO, M. O papel do diretor na administração escolar. 5ª ed. São Paulo: Difel, 1983.

 

BARBOSA, Vivian Antunes. A importância da utilização de ferramentas digitais no Ensino fundamental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Campus Medianeira. 2018.

 

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 1990.

 

OLIVEIRA, M. K. de. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Editora Scipione, 1993.

 

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. São Paulo: Forense, 1972.

 

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.


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Como citar esse artigo:


BASTOS, Terezinha Lourenço de Amorim; SILVA, Vanessa Suzane dos Santos; SILVA, Gilmarcones Ferreira da. O uso de ferramentas digitais e sua influência no processo de ensino – aprendizagem. Revista QUALYACADEMICS. Editora UNISV; v. 2, n. 2, 2024; p. 536-546. ISSN: 2965-9760 | DOI: doi.org/10.59283/unisv.v2n2.032


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