EDUCATION AND INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN TEACHER TRAINING FOR THE 21ST CENTURY
Como citar esse artigo:
DANTAS, Joelton Enilson. Educação e as tecnologias de informação e comunicação junto a formação docente para o século XXI. Revista QUALYACADEMICS. Editora UNISV; v.1, n. 3, 2023. p. 163-174. ISBN 978-65-85898-28-7 | D.O.I.: doi.org/10.59283/ebk-978-65-85898-28-7
Autor:
Joelton Enilson Dantas
Graduado em Pegagogia pelo Centro Universitário de Maringá, Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar pela Faculdade Focus, Especialista em Educação Especial pela Faculdade Focus. Contato: joelton.jed@gmail.com
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RESUMO
Este estudo visa analisar os progressos e desafios encontrados na integração das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na formação de professores. O foco está em compreender como as TICs estão revolucionando os métodos de ensino e aprendizagem e de que maneira isso impacta a formação docente. Optou-se por uma metodologia descritiva que envolve uma análise detalhada das transformações trazidas pelas TICs no campo educacional. Isso inclui a avaliação de casos práticos, revisão de literatura sobre a evolução das TICs na educação, e o estudo de estratégias de integração destas tecnologias na formação de professores. O estudo é justificado pela necessidade de compreender as influências e transformações trazidas pela revolução das TICs na educação. Destaca-se a importância de os profissionais da educação evoluírem constantemente para acompanhar essas mudanças e incorporá-las de forma eficaz em suas práticas pedagógicas. Conclui-se que é fundamental que os professores se dediquem ao aprendizado e aperfeiçoamento no uso das novas tecnologias educacionais. Isso não apenas facilita o aproveitamento dessas tecnologias na própria formação docente, mas também garante que os benefícios dessas inovações sejam efetivamente transmitidos aos alunos no processo educacional. A pesquisa ressalta a importância da integração das TICs na formação docente como um meio de enriquecer o processo educativo e preparar os educadores para os desafios do século XXI.
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); Formação Docente; Inovação Educacional; Contemporaneidade.
ABSTRACT
This study aims to analyze the progress and challenges encountered in integrating Information and Communication Technologies (ICTs) into teacher training. The focus is on understanding how ICTs are revolutionizing teaching and learning methods and how this impacts teacher education. A descriptive methodology was chosen, involving a detailed analysis of the transformations brought about by ICTs in the educational field. This includes the evaluation of practical cases, a review of literature on the evolution of ICTs in education, and the study of strategies for integrating these technologies into teacher training. The study is justified by the need to understand the influences and transformations brought about by the ICT revolution in education. It highlights the importance of education professionals constantly evolving to keep up with these changes and effectively incorporate them into their pedagogical practices. It concludes that it is essential for teachers to dedicate themselves to learning and improving their use of new educational technologies. This not only facilitates the utilization of these technologies in their own teacher training but also ensures that the benefits of these innovations are effectively transmitted to students in the educational process. The research underscores the importance of integrating ICTs into teacher training as a means of enriching the educational process and preparing educators for the challenges of the 21st century.
Keywords: Information and Communication Technologies (ICTs); Teacher Training; Educational Innovation; Contemporaneity.
1. INTRODUÇÃO
Os diversos avanços no mundo globalizado que vem ocorrendo nos últimos anos trouxeram consigo as novas tecnologias de informação e comunicação (TICs). A escola enquanto um importante e necessário espaço social, que reflete os avanços da vida em sociedade, se torna um lugar em que esses avanços e tecnologias ganham novos rumos, transformando as pessoas, o exercício profissional, o método de ensino, ou seja, o espaço escolar como um todo.
A transformação abrange desde as formas como as pessoas se comunicam até a maneira como acessam e disseminam as informações. No âmbito da educação, a introdução das TICs tem desempenhado um papel fundamental, impactando não apenas a infraestrutura e os métodos de ensino, mas também redefinindo a própria forma de aprendizado.
Essas tecnologias englobam uma variedade de ferramentas e plataformas, como computadores, internet, dispositivos móveis, redes sociais, entre outros. A interconexão global promovida por essas tecnologias permite a comunicação instantânea e o acesso a uma vasta quantidade de informações, ultrapassando as barreiras geográficas e temporais. Essa acessibilidade transformadora tem um impacto direto na forma como as pessoas buscam conhecimento e interagem com o mundo ao seu redor.
No contexto educacional, as TICs promovem mudanças substanciais nos métodos de ensino, introduzindo abordagens mais dinâmicas, interativas e personalizadas. Plataformas de aprendizado online, recursos multimídia e aplicativos educacionais oferecem novas oportunidades para os educadores tornarem o processo de ensino mais envolvente e adaptado às necessidades individuais dos alunos. Além disso, a digitalização de conteúdos educacionais amplia o acesso à educação, superando barreiras físicas e democratizando o aprendizado.
No entanto, o avanço das TICs também traz vários desafios, como a necessidade de lidar com a rápida obsolescência tecnológica, assim como a adaptação constante dos profissionais da educação a um ambiente em constante evolução. Esse avanço representa uma revolução que ultrapassa fronteiras e influencia a sociedade, desempenhando um papel transformador na educação e exigindo uma adaptação constante para aproveitar de forma plena o seu potencial.
Na escola, o aproveitamento total dessa nova forma de aprender e ensinar, possibilita uma gama enorme de troca de conhecimento, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais moderno, interativo, dinâmico e cativante para os alunos e professores, afinal todos se beneficiam com evoluções que trazem mais praticidade e eficácia para os processos e quando isso permeia a área educacional, os ganhos são inestimáveis, a produção de conhecimento ocorre com mais facilidade e o desenvolvimento dos estudantes ganha uma enorme expansão, todos saem ganhando.
Considerando o exposto, o objetivo desta pesquisa é evidenciar os avanços e desafios da formação docente para o século XXI, atrelada as tecnologias de informação e comunicação, apresentando aspectos que representam esse processo de capacitação do corpo docente e impactos positivos no corpo discente. Para isso, questiona-se: Quais os avanços e desafios que constituem essa correlação entre professores e a necessidade de evolução junto as chamadas TICs? O estudo justifica-se através da permanente necessidade dos professores de manterem-se informados e adeptos à essa evolução e o quanto isso se mostra benéfico aos alunos. Utiliza-se levantamento bibliográfico para fundamentação do conteúdo exposto, além de análise qualitativa.
A pesquisa é dividida em três importantes momentos: 1) introdução ao estudo desenvolvido; 2) análise relacionada a temática, baseando-se no levantamento bibliográfico para compor o pensamento acerca da formação docente, como também suas demandas e aspectos evolutivos no século XXI; 3) a conclusão é composta pela resposta do problema em questão, juntamente com as considerações finais.
2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
2.1 A DOCÊNCIA E SEUS IMPORTANTES ASPECTOS EVOLUTIVOS NA CONTEMPORANEIDADE.
O professor na contemporaneidade, vem sendo constantemente desafiado a evoluir e atender as diversas demandas que surgem durante o seu exercício profissional em sala de aula e/ou fora dele, tendo que aprender a embarcar em novos direcionamentos, sejam eles ligados a vida social dos alunos e suas próprias vidas, ou até mesmo modificando seus métodos e técnicas de ensino. Afinal há uma luta no século XXI, para que as coisas não se tornem obsoletas, o que em contrapartida no campo educacional, permite que os professores possam buscar diversos outros sentidos para a atividade rotineira que exercem, pois é de acordo com tais mudanças que “...as transformações do mundo e da sociedade em que vivemos, os obrigam a confrontar-se cotidianamente com problemas de grande complexidade humana, técnica e científica” (COSME, 2017, p. 757).
A educação vem vivenciado mudanças sob diversos aspectos, parte importante dessas mudanças ocorre devido ao processo de globalização, que estimula constantemente a modernização dos sistemas, processos, técnicas e das pessoas que compõem essa rede. Para Clock (2018), a chegada do século XXI trouxe consigo uma grande necessidade de mudanças na escola e na profissão docente, e isso promoveu a quebra de conceitos como os que determinavam que professores eram os únicos capazes de transmitir conhecimento acadêmico, além do próprio mundo demandar mudanças.
Os professores estão na linha de frente da educação, importante parte constitutiva da sociedade e capaz de formar cidadãos críticos e autônomos em seu modo de pensar e agir. E é justamente devido a essa importância, que surge a necessidade de constante atualização e evolução por parte desses profissionais, conflitando com o que já foi aprendido, pois as novas demandas educacionais. Segundo Libâneo (2015), existe uma nova demanda para que professores sejam capazes de ajustar sua didática de acordo com as mudanças que ocorrem no cenário educacional, meios de comunicação e etc.
Conforme mudanças vão ocorrendo, surgem novas demandas e consequentemente novos desafios, professores se veem diante de questionamentos “Como assumir tal responsabilidade com os alunos pelo seu processo de aprendizagem, quando a carga horária de que disponho para uma disciplina mal permite “passar a matéria do programa?” (MASETTO, 2015, p. 4).
Segundo Masetto, de acordo com o surgimento dessas necessidades, busca-se novos perfis profissionais, adentrando a campos como liderança, pesquisa, gestão, resolução de problemas, dentre outros, exigindo do professor que ele aprenda a ensinar através de métodos que não fizeram parte de sua formação.
Ao longo da história, as mudanças tecnológicas sempre foram capazes de influenciar e modificar o comportamento humano e a forma como a sociedade se organiza. No âmbito educacional, essas influências se mostraram transformadoras, no que diz respeito a expansão da base de conhecimento e nas modificações que esta expansão proporciona no processo de ensino e aprendizagem.
Desde as últimas décadas do século passado, nossa sociedade vem sofrendo profundas transformações provocadas principalmente pela Revolução das tecnologias de informação e comunicação (TICs) que, além de afetar a vida cotidiana das pessoas, atingiu três grandes eixos do Ensino Superior Brasileiro: construção e socialização do conhecimento, a valorização do processo de aprendizagem e a formação de profissionais competentes e cidadãos (MASETTO, 2015, p. 1).
Estas mudanças não só redesenham a forma como irão se portar professores e alunos em sala de aula, como também ressignifica a forma como os alunos irão aprender, o que desencadeia uma enorme “...necessidade de mudança do paradigma de ensino, de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, ou seja o passar-se da centração no ensino para a centração na aprendizagem do formando” (CUNHA, 2009, p. 1051).
2.1 O USO DAS TICs NAS ESCOLAS E SEUS BENEFÍCIOS QUANTO A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
O uso das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) é capaz de proporcionar uma revolução educacional, oferecendo inúmeros benefícios que impactam positivamente o processo de aprendizagem. Essas tecnologias, que englobam computadores, dispositivos móveis, softwares educacionais, plataformas online e recursos multimídia, transformam o ambiente escolar de diversas maneiras.
Uma das vantagens mais evidentes é a diversificação dos métodos de ensino. As TICs proporcionam recursos interativos e dinâmicos que cativam a atenção dos alunos, tornando as aulas mais envolventes. Jogos educacionais, simulações virtuais e atividades interativas oferecem uma abordagem prática e lúdica para a assimilação de conceitos complexos, incentivando o aprendizado ativo.
A acessibilidade à informação é ampliada significativamente pelas TICs. A internet permite o acesso a uma vasta gama de conteúdos educacionais, possibilitando que os alunos explorem tópicos de seu interesse e ampliem seu conhecimento para além dos limites da sala de aula. Plataformas online oferecem a oportunidade de colaboração entre alunos, facilitando a troca de ideias e experiências. Segundo Tezani (2011), o uso dessas tecnologias no âmbito educacional é capaz de desenvolver os alunos com relação a suas competências e habilidades, fazendo com que tenham mais agilidade, autonomia, além de ampliar as possibilidades de se inserirem na sociedade e aproveitarem mais oportunidades.
O aprendizado personalizado é outra contribuição valiosa das TICs. Softwares adaptativos podem ajustar o ritmo e o conteúdo do ensino de acordo com as necessidades individuais de cada aluno, oferecendo um caminho personalizado para o domínio dos conceitos. Isso permite que os educadores atendam melhor às diferentes habilidades e estilos de aprendizagem presentes na sala de aula.
A educação a distância, impulsionada pelas TICs, expande as oportunidades de aprendizagem. Cursos online, webinars e materiais digitais permitem que os alunos acessem conteúdos educacionais em qualquer lugar e a qualquer momento, promovendo a flexibilidade e a autonomia no processo de aprendizagem.
Além disso, as TICs facilitam a comunicação entre alunos, professores e pais. Plataformas online e aplicativos específicos permitem uma interação mais fluida, possibilitando o compartilhamento de informações, feedback instantâneo e uma colaboração mais estreita entre os diversos stakeholders educacionais. Conforme explana Tezani (2011), a escola acompanha o ritmo das TICs, ambas sendo influenciadas pela sociedade e avanços tecnológicos e esse movimento exige da escola constantes atualizações nas práticas, currículos, políticas, demandando estratégias e diversas ações que colaborem com esse processo.
Contudo, é muito importante abordar desafios associados ao uso das TICs, como a garantia de igualdade no acesso e a capacitação adequada dos professores. O investimento em infraestrutura tecnológica, formação contínua para os educadores e políticas que promovam a inclusão digital são elementos essenciais para maximizar os benefícios das TICs na aprendizagem escolar.
O uso pedagógico das mídias nas escolas representa uma abordagem inovadora que visa transformar a dinâmica e a contextualização dos conteúdos pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem. Essa prática não apenas busca transmitir conhecimento, mas também estimular tanto os educadores quanto os educandos, atribuindo ao professor a responsabilidade de ajustar os conteúdos à realidade do aluno, com o intuito de tornar a aprendizagem mais significativa.
A presença integrada das tecnologias de informação e comunicação (TICs) em praticamente todas as atividades humanas, desde as mais simples até as mais complexas, é um fator inegável na sociedade contemporânea. Elas estão presentes desde a produção de um simples texto escrito em uma folha de papel até a interação com vídeos, sons e internet. Nesse contexto, é imperativo que os educadores não se distanciem dessas ferramentas, pois é incumbência deles preparar os alunos para enfrentar os desafios pedagógicos, especialmente quando se observa a escassez de algumas dessas tecnologias no ambiente escolar.
A dinamicidade e a contextualização promovidas pelo uso pedagógico das mídias não se limitam apenas à transmissão de conhecimento, mas também influenciam na transformação do ambiente de aprendizagem. Essas práticas inovadoras têm o potencial de cativar a atenção dos alunos, criando conexões entre o conteúdo acadêmico e suas vivências diárias, promovendo assim uma aprendizagem mais próxima da realidade dos estudantes.
A ênfase na responsabilidade do professor em adaptar os conteúdos à realidade dos alunos ressalta a importância do engajamento ativo e criativo dos educadores nesse processo. A busca por estratégias pedagógicas que incorporem as TICs visa superar desafios, como a escassez de recursos tecnológicos nas escolas, tornando o ensino mais acessível e alinhado com as demandas da sociedade atual.
O uso pedagógico das mídias nas escolas representa uma abordagem inovadora e essencial para enfrentar os desafios contemporâneos da educação. Ao integrar as TICs de maneira criativa e contextualizada, os educadores podem proporcionar uma experiência de aprendizagem mais significativa e alinhada com a realidade tecnológica da sociedade moderna, preparando assim os alunos para os desafios pedagógicos e as atividades que exigem habilidades tecnológicas.
As novas tecnologias de informação e comunicação têm o potencial de revolucionar a educação, proporcionando métodos mais dinâmicos, personalizados e acessíveis. Quando utilizadas de maneira efetiva, essas ferramentas contribuem significativamente para aprimorar a qualidade da aprendizagem na escola, preparando os alunos para os desafios de um mundo cada vez mais digital e interconectado.
2.3 DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO USO DAS TICs
O avanço das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) trouxe consigo uma série de desafios para os professores, exigindo uma adaptação significativa no ambiente educacional. Um dos obstáculos mais notáveis é a resistência à mudança, um fenômeno comum entre educadores que podem se sentir desconfortáveis ou inseguros ao incorporar novas ferramentas tecnológicas em suas práticas pedagógicas. Essa resistência destaca a necessidade de programas de capacitação robustos, que não apenas forneçam conhecimento técnico, mas também evidenciem os benefícios práticos das TICs no contexto educacional. Segundo Libâneo (apud TURCI, 2012):
O mundo assiste hoje às intensas transformações, como a internacionalização da economia e as inovações tecnológicas em vários campos de saberes. Essas transformações levam à mudança no perfil desses diversos profissionais, afetando os sistemas de ensino. (p.28)
Outro desafio é a falta de capacitação adequada. Muitos professores não recebem, durante sua formação inicial ou contínua, uma preparação adequada para lidar efetivamente com as TICs. A compreensão de como integrar essas tecnologias de forma aprimorar o ensino e o aprendizado é essencial, e a ausência desse conhecimento pode resultar em uma subutilização das TICs ou em sua utilização inadequada.
A desigualdade no acesso tecnológico entre os alunos é uma preocupação adicional. Professores se deparam com a tarefa de equilibrar as necessidades daqueles que têm acesso constante à tecnologia com os que enfrentam limitações nesse sentido. Essa disparidade pode criar uma divisão no aprendizado, exigindo estratégias pedagógicas que levem em consideração as diferentes realidades de acesso.
A adaptação de metodologias pedagógicas tradicionais é um desafio adicional. Professores enfrentam a necessidade de repensar suas abordagens para integrar eficazmente tecnologias que promovam a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de habilidades críticas. Isso requer uma mudança na dinâmica tradicional da sala de aula e uma abertura para métodos de ensino mais interativos e personalizados.
A manutenção tecnológica e a obsolescência de equipamentos e softwares também são desafios práticos que os professores enfrentam. A rápida evolução tecnológica torna necessária a atualização constante das ferramentas utilizadas em sala de aula, o que, por sua vez, pode exigir investimentos financeiros e esforços contínuos de capacitação. A sobrecarga de informações é uma realidade inerente à era digital. A vasta quantidade de recursos online disponíveis pode sobrecarregar tanto professores quanto alunos, demandando habilidades específicas para filtrar, avaliar e utilizar eficientemente esses materiais digitais.
Encontrar o equilíbrio certo entre a utilização de tecnologia e a manutenção de interações humanas significativas é um enorme desafio. Professores precisam garantir que as TICs complementem, em vez de substituir, a conexão interpessoal no processo educacional. Em síntese, os desafios enfrentados pelos professores no contexto das novas TICs exigem estratégias inovadoras e uma abordagem holística para garantir que a integração dessas tecnologias ocorra de maneira eficaz e benéfica para o aprendizado dos alunos.
Além do mais, a Educação a Distância (EAD) tem se destacado como uma modalidade educacional de grande importância, oferecendo flexibilidade e ampla acessibilidade ao conhecimento. No entanto, para os professores que atuam nesse cenário, a integração das TICs apresenta desafios distintos, exigindo habilidades adaptativas e a implementação de estratégias inovadoras.
Nesse contexto, a transição para ambientes virtuais de aprendizado requer dos educadores uma familiaridade e proficiência nas ferramentas tecnológicas utilizadas. Programas de capacitação contínua são fundamentais para proporcionar aos professores o domínio necessário das TICs, assegurando uma incorporação efetiva dessas tecnologias em suas práticas pedagógicas.
Manter o engajamento dos alunos no ambiente virtual é uma preocupação constante, demandando a criação de experiências educacionais interativas e estimulantes. A diversificação de métodos, como fóruns de discussão, videoaulas e atividades colaborativas, surge como estratégia para promover a participação ativa dos estudantes, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente.
A avaliação autêntica é outro desafio relevante, exigindo a concepção de métodos avaliativos que transcendam as limitações do ambiente online. A utilização de diferentes formas de avaliação, como projetos práticos e estudos de caso, é uma estratégia para mensurar as habilidades dos alunos.
A equidade no acesso às tecnologias é um fator crítico, considerando a disparidade que pode existir entre os alunos. A implementação de medidas para superar barreiras de acesso, como fornecer materiais offline, é essencial para garantir a inclusão de todos os estudantes, independentemente de sua situação tecnológica.
O suporte técnico e pedagógico adequado se torna essencial, uma vez que os professores podem se deparar com obstáculos tanto de natureza técnica quanto pedagógica. Estabelecer canais eficazes de suporte e promover uma cultura de colaboração entre os educadores são estratégias importantes para superar esses desafios.
A carga de trabalho adicional e a gestão eficiente do tempo também se destacam como desafios, uma vez que a criação e administração de cursos online podem demandar um esforço substancial por parte dos professores. A priorização de tarefas, a automação de processos sempre que possível e a colaboração entre docentes são elementos que contribuem para uma gestão eficaz do tempo.
Por fim, a mudança de paradigma pedagógico, necessária para a transição para a EAD, exige dos professores a disposição para experimentar novas abordagens e a compartilhar experiências. Fomentar uma cultura de aprendizado contínuo é fundamental para que os educadores se adaptem de maneira efetiva às demandas dessa modalidade educacional em constante evolução. Em síntese, a integração bem-sucedida das TICs na EAD depende da capacidade dos professores em enfrentar esses desafios com abordagens proativas e estratégias flexíveis, assegurando uma experiência educacional online eficaz e inclusiva.
3. CONCLUSÃO
Em síntese, a análise detalhada sobre a interação entre a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), aliadas à formação docente para o século XXI, revela um panorama complexo e dinâmico. O estudo destaca a inevitável revolução promovida pelas TICs em todos os aspectos da sociedade contemporânea, especialmente no campo educacional.
O texto ressalta que, diante da constante evolução tecnológica, os professores enfrentam a demanda de adaptação e aprimoramento contínuo. A formação docente surge como elemento chave para capacitar os educadores a integrar efetivamente as TICs em suas práticas pedagógicas, maximizando os benefícios dessas tecnologias no processo educacional.
Ao longo do desenvolvimento, o texto aborda os desafios enfrentados pelos professores no uso das TICs, destacando resistência à mudança, falta de capacitação adequada, desigualdade no acesso tecnológico entre os alunos, preocupações com segurança e privacidade de dados, adaptação de metodologias pedagógicas, manutenção tecnológica, sobrecarga de informações e o equilíbrio necessário entre tecnologia e interações humanas.
A conclusão reforça a importância da constante atualização e inovação por parte dos professores para garantir a relevância e eficácia do processo educacional. Destaca-se o desafio significativo que os educadores enfrentam ao se manterem inseridos no processo de renovação, não apenas em relação às TCIs, mas também às nuances da sociedade e do comportamento social.
A evolução na formação docente e a integração efetiva das TICs no ambiente educacional são importantes para garantir que o ensino e a aprendizagem estejam alinhados com as demandas contemporâneas, proporcionando inovação, eficácia e relevância no processo educacional.
Os professores precisam se manter adeptos as novas mudanças que ocorrem constantemente, para que o ato de ensinar, também proporcionado pelos discentes, e aprender possa manterem-se sempre em consonância com a atualidade, garantindo a inovação e evolução neste e em outros processos ligados ao ambiente escolar e suas particularidades.
Além de proporcionar maior aproximação com os conteúdos explanados, também foi possível identificar que, é um enorme desafio para os professores se manterem inseridos neste processo de renovação, pois o mesmo não só diz respeito a manutenção dos conhecimentos relacionados às TCIs, ligados as demandas educacionais, como também as nuances da sociedade e de seu comportamento social.
4. REFERENCIAS
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CUNHA, M. J. dos S. Formação de professores: um desafio para o século XXI. In: CONGRESSO INTERNACIONAL GALEGO-PORTUGUÊS DE PSICOPEDAGOGIA, 10., 2009. Braga, Portugal. Anais [...] Braga, Portugal: Universidade do Minho, 2009. p. 1048-1056. Disponível em: https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documen tos/congreso/xcongreso/pdfs/t3/t3c73.pdf. Acesso em: 4 out. 2021.
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MASETTO, M. T. Desafios para a docência no Ensino Superior na contemporaneidade. In: CAVALCANTE, M. M. D.; SALES, J. A. M. de; FARIAS, I. M. S. de F.; LIMA, M. do S. L. (org.). Didática e prática de ensino: diálogos sobre a escola e formação de professores e a sociedade. Fortaleza: EdUECE, 2015. v. 4, p. 779-795.
TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. A educação escolar no contexto das tecnologias da informação e da comunicação: desafios e possibilidades para a prática pedagógica curricular. Bauru: Revistafaac. [online], p. 35-45. vol. 1, n. 1, set. 2011. Disponível em <http://www2.faac.unesp.br/revistafaac/index.php/revista/article/view/11/5>. Acesso em: 22 setembro 2023.
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Esse artigo pode ser utilizado parcialmente em livros ou trabalhos acadêmicos, desde que citado a fonte e autor(es).
Como citar esse artigo:
DANTAS, Joelton Enilson. Educação e as tecnologias de informação e comunicação junto a formação docente para o século XXI. Revista QUALYACADEMICS. Editora UNISV; v.1, n. 3, 2023. p. 163-174. ISBN 978-65-85898-28-7 | D.O.I.: doi.org/10.59283/ebk-978-65-85898-28-7
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